Porque o Trânsito de Porto Velho Rondônia Está Em Caos Crescente



Para saber um dos motivos para o surgimento dos engarrafamentos em Rondôniaao Vivo e Porto Velho você precisa ler este artigo até o final.

Um desses motivos é o aumento desproporcional de veículos particulares em relação a capacidade de transporte dos coletivos urbanos.

Veja porque o trânsito de Porto Velho está em um caos constante e crescente.

Se algumas medidas não forem tomadas, as projeções para o futuro apontam para o agravamento desta situação, e assim não somente Porto Velho, mas também todo o estado de Rondônia poderá sofrer graves consequências com o transito caótico.

A seguir daremos alguns dados fornecidos pelo DETRAN:

FROTA DE ÔNIBUS


A frota de veículos de passeio aumentou muito nos últimos anos, o que causa um transtorno para o trânsito.

Em compensação a frota dos ônibus, ou seja, transporte coletivo, permanece quase que a mesma, isto comprova que ela não consegue atender a demanda da população em suas necessidades de transporte e por consequência obriga a população utilizar seus veículos particulares, o que torna o trânsito insuportável.

Com essa ótica, percebemos que as pessoas só utilizam o transporte coletivo quando não têm condições de comprar um veículo particular.

MALHA VIÁRIA INADEQUADA

A malha viária é inadequada e insuficiente, elas inibem os empresários dos transportes público a aumentarem as frotas de ônibus a colocarem ônibus zero Km nas vias.

O município não tem melhorado a estrutura para a prestação de serviço para melhoria das vias, além da inadequada condição dos pontos de ônibus, o que é um desrespeito com a população que utiliza os transportes públicos coletivos, pois não atendem a população que enfrenta o sol com temperatura de até 40 graus e as chuvas durante a outra metade do ano.

A instalação de semáforos e outros serviços da prefeitura em horários inoportunos causam aborrecimentos para a população de Porto Velho.

Como ocorreu um tempo atrás no asfaltamento da avenida Carlos Gomes em horários inoportunos, o que é uma ilegalidade.

COLETIVOS INADEQUADOS PARA A REGIÃO

Os atuais veículos coletivos não oferecem o conforto necessário, assim como o uso de ar condicionado (para suportar o calor escaldante de mais de 40 graus), segurança, rapidez, integração e acessibilidade, principalmente para os portadores de deficiências físicas.

Isto ocorre devido a malha viária não oferecer condições de tráfego, além do preço das passagens que não encorajam o melhoramento da frota pelas empresas.

LINHAS ESPECIAIS

O transporte urbano com linhas especiais para funcionários públicos, comerciários, universitários e estudantes é inexistente, uma vez que estes usuários se dirigem de forma convergente para o mesmo local.

Pode ser observado que os estacionamentos da Esplanada da Secretarias, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Tribunal do Trabalho, Fórum, Assembleia Legislativa, são seguimentos que aglomeram muitos veículos.

Se existissem linhas especiais e transporte urbano adequados para estes locais, consequentemente diminuiria o fluxo de automóveis, bem como a gratidão da população que passaria a utilizar o transporte público.

POLÍTICA DE TRANSPORTE URBANO


Toda esta deficiência do Município de Porto Velho, é causado por irresponsabilidade por parte da política de transporte urbano, levando a população a optar por seus veículos particulares ao invés do transporte coletivo urbano.

ROTA ALTERNATIVA


Todos os veículos com destino aos estados do Acre e Amazonas e os de sentido à Cuiabá, são obrigados a circularem dentro da cidade, isso devido a inexistência de rotas alternativas como rodovias marginais.

Temos visto enormes engarrafamentos de caminhões pesados na Jorge Teixeira que acabam por estragar o asfalto, além é claro de congestionar todo o trânsito, e essa situação se agrava ainda mais na época de safra dos grãos cultivados em Rondônia e região.

As Av. Jorge Teixeira, Rio Madeira e Guaporé são avenidas dorsais que cortam praticamente toda a cidade, o seu cruzamento poderia ser evitado com a existência de pontilhões ou elevados em que os veículos poderiam atravessar por cima, evitando os semáforos e resultando um trânsito mais rápido.

MULTAS NÃO MELHORAM O TRÂNSITO


As atuais multas servem apenas para a arrecadação dos cofres públicos e não melhoram em nada o trânsito.

É necessário investir em vias seguras para os ciclistas, com sinalização devidamente sincronizada, eficiente, juntamente com campanhas permanentes educativas e preventivas para a população.

Estes são os fatores que levam o atual trânsito a uma situação de caos, estresse e perigo que infelizmente mata muitas pessoas.

Gostou da matéria? Então compartilhe com seus amigos e familiares.

Comentários

Postagens mais visitadas